sexta-feira, 24 de julho de 2009

MUSCULAÇÃO PARA MULHERES.

Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização pela Universidade de Harvard, EUA, em projetos de Educação Médica Continuada, tanto para médicos como para a população em geral.
A sua formação médica inclui Saúde Física, Saúde Mental e Nutrição. Além disso, Elisabete trabalha com renomados profissionais da área de Nutrição, Medicina Esportiva, Fisioterapia e Psicologia, que lhe dão assessoria na parte editorial.
Elisabete é presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos, como e-Medicine, Lincx e Harvard Medical Review.
Veja os benefícios da musculação, que ajuda também a retardar o envelhecimento da pele e músculos, além de prevenir a osteoporose.
Atualmente, mais e mais mulheres estão praticando musculação. Na verdade, treinamento com resistência é a forma de exercício físico que mais cresce nos últimos anos. As mulheres estão incluindo a musculação em seu condicionamento físico quase que na mesma freqüência do que os homens em forma de sessões de musculação. Trata-se de uma boa notícia, considerando que os exercícios com peso ajudam a prevenir a osteoporose, melhoram a energia, aumentam o metabolismo e a força e elevam a auto-estima.
Mesmo assim, algumas mulheres apresentam medos e conceitos equivocados sobre a prática da musculação. Aqui estão os mitos mais comuns e alguns fatos que podem fazê-los desaparecer:

Ficarei muito musculosa ?

Talvez a idéia mais errada é a de que as mulheres irão desenvolver músculos enormes através da musculação. Isto não é verdade, pois a mulher, em geral, não produz quantidades significativas de testosterona a ponto de aumentar consideravelmente a massa muscular.
Se quando você pensa em musculação logo vem em sua mente aquelas halterofilistas, flexionando músculos enormes na televisão, pesquisas apontam que um ou mais dos fatores abaixo podem desempenhar algum papel nestes casos:
* estas mulheres podem apresentar uma menor relação entre estrógeno e testosterona
* estas mulheres podem apresentar níveis de testosterona acima do normal
* estas mulheres podem apresentar uma predisposição genética para o desenvolvimento de músculos (somente 6,8% da população se encaixa nesta categoria).
Além disso, tenha em mente que estas mulheres não ficam assim por acidente. Elas treinam duro. Para algumas, é um trabalho de período integral. Três sessões por semana não deixarão você como uma delas.

Ficarei gorda ?

Algumas mulheres acreditam que adicionando músculos estarão aumentando alguns centímetros na sua aparência, e por isso vão parecer gordas.
Músculo e gordura são tipos diferentes de tecido. O músculo, mais denso do que a gordura, ocupa muito menos espaço. É firme e bem definido, não é mole e sem forma, como a gordura. À medida que o tecido mais magro se desenvolve, o potencial para queimar gordura aumenta, o que leva à perda de gordura. Aumentar o tecido magro aumenta a capacidade do corpo de queimar calorias durante o repouso, o que não pode ser dito do exercício cardiovascular. Enfim, a musculação modifica e melhora a forma do seu corpo.

Os pesos diminuirão a flexibilidade ?

Algumas pessoas acreditam que a musculação reduz a flexibilidade. Na realidade, pesquisas mostram que, quando feito adequadamente, o levantamento de pesos pode melhorar a flexibilidade.
Os músculos femininos são diferentes dos músculos masculinos. Não há grandes diferenças entre a musculatura feminina e a masculina. As mulheres podem fazer musculação da mesma forma que os homens. Elas simplesmente precisam optar por níveis de resistência apropriados e tentar não levantar a mesma quantidade de peso do que os colegas do sexo feminino.
Os homens são mais fortes que as mulheres.
Em termos de força absoluta, os homens são mais fortes do que mulheres, pois apresentam mais músculos e mais testosterona. Entretanto, em termos de força relativa (que leva em consideração o tamanho do corpo), o sexo feminino é tão ou mais forte que o sexo masculino. Estudos de força relativa demonstraram que as mulheres estão logo atrás dos homens na força da parte superior do corpo, mas estão à frente dos homens na força da parte inferior do corpo.

POWER TRAINING

O power training é uma técnica de musculação para quem tem pouco tempo e quer muito resultado. Atualmente, é a técnica de musculação mais utilizada nas academias, e se baseia no princípio do máximo esforço no menor tempo possível. Com ela, você pode definir pernas, braços e abdômen em sessões que podem durar apenas 15 minutos.
A técnica era muito utilizada por malhadores experientes, que queriam ganhar massa muscular. Agora também é apreciada por pessoas motivadas a melhorar a sua qualidade de vida por meio do condicionamento físico regular. O power training pode trazer resultados rápidos, sem riscos de danos ao corpo.
É ideal para as mulheres profissionais, quase sem tempo para dedicar ao condicionamento físico. O máximo esforço significa trabalhar com carga máxima em poucas repetições. É uma técnica de musculação que deve ser orientada por um profissional habilitado.
Além dos benefícios estéticos, a prática do power training também ajuda a prevenir a osteoporose e as lombalgias, como também retifica a postura. Como aumenta a velocidade do metabolismo, facilita a perda de peso.
Um dos pontos mais positivos da técnica, para a terceira idade, é a recuperação da potência muscular. Com o passar dos anos, perdemos massa muscular. A musculação, segundo os princípios do power training, é um dos exercícios que mais beneficiam esta condição. É claro que a pessoa na terceira idade não vai fazer musculação como um jovem de 20 anos. Cada um tem o seu limite particular de peso. O mesmo acontece com as mulheres.
Por isso, é indispensável uma avaliação médica e física antes de começar a praticar o condicionamento físico.
Por Elisabete Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário