quinta-feira, 23 de julho de 2009

PRÉ ESGOTAMENTO-MIKE MENTZER.

Quando trabalhamos os músculos grandes peitorais com o supino, por exemplo, supomos que os tríceps e o deltóide anterior (que atuam como sinérgicos neste movimento), por serem menores, se esgotem antes dos grandes peitorais, impedindo que estes recebam intensidade máxima.
Com este pensamento, desenvolveu-se a técnica chamada "pré-esgotamento", que tem por base o "ataque" a um determinado músculo, através de um exercício que o trabalhe isoladamente, seguido - sem pausa - de um movimento composto, onde os sinérgicos (no caso do supino), tríceps e deltóide estarão temporaria¬mente "mais fortes" do que o agonista peitoral, antes pré-esgotado.
Esta é uma forma de obter altíssima intensidade no treinamento.
O método de pré esgotamento, popularizado pelo atleta Mike Mentzer, pressupõe uma combinação de várias técnicas de intensidade, tendo o "pré-esgotamento" como base. Um programa típico de pré-esgotamento.

O programa acima exemplifica, mas os exercícios usados poderão ser outros, porém sempre obedecendo ao critério principal, ou seja: esgotar o músculo com um exercício isolado e, em seguida, com um movimento composto.

O programa também poderá ser dividido, trabalhando assim apenas um ou dois grupamentos musculares, ou com variações pessoais.
Não se recomenda mais do que 4 séries por exercício, ou seja: 8 séries totais para cada músculo, incluindo as séries de aquecimento. Esta é uma tendência atual em todos os atletas: treinar com intensidade altíssima, mas por curtos períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário